Informações da Mídia

Ministra alicia alunos de medicina no estrangeiro


O Ministério da Saúde vai convidar os alunos portugueses de Medicina que estudam no estrangeiro a acabarem o curso em Portugal. A medida quer combater a falta de médicos, que já levou ao crescimento de "mercenários" no sector.


Uma das medidas que o Governo está a concretizar para contornar o problema da falta de médicos em Portugal passa por convidar estudantes de Medicina que estão a tirar o curso no estrangeiro a terminarem a sua formação em Portugal.

Estão já em curso negociações com as universidades, que manifestaram interesse em acolher estes alunos portugueses, o que deverá acontecer no próximo ano lectivo.

De acordo com Ana Jorge, são cerca de 700 os portugueses a estudar Medicina no estrangeiro, nomeadamente em Londres, Espanha e República Checa. Destes, 200 estão a acabar o curso.

O Ministério pretende ainda reforçar a "importação" de médicos do estrangeiro. Do Uruguai chegaram já 15, que estão a trabalhar no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estando prevista a chegada de mais 20.

De Cuba deverão vir 40, por um período de três anos e para exercerem nos locais onde "há mais dificuldade em colocar médicos", especificou Ana Jorge.

Mais estudantes de Medicina nas faculdades e o seu encaminhamento para especialidades mais carenciadas, através da abertura de vagas, são medidas com que a tutela espera resolver o problema da falta de médicos, que se agudizou nos últimos anos, essencialmente devido à "abertura de instituições privadas".

Ana Jorge reconhece o problema e assume que "o Serviço Nacional da Saúde (SNS) não tem, do ponto de vista financeiro, possibilidade de concorrer com o privado".

Até lá, Ana Jorge lamenta que existam no sector verdadeiros "mercenários" que tenham optado por dar "prioridade ao dinheiro", numa referência aos médicos que só trabalham através de empresas privadas, assegurando sucessivos bancos de urgências em várias instituições e por todo o país.

Cx/Lusa

28-09-2008

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Liberty Express

WhatsApp (11) 98184-7230

comercial@libertyexpress.com.br

liberty@libertyexpress.com.br

Skype: ilyane.franco55


 

Nipotech